O método RIO (Reeducação Oculomotora Integrativa) é um método de diagnóstico e tratamento do sistema oculomotor, baseado em evidências científicas recentes e rigorosas, combinadas com a extensa experiência clínica e de ensino dos formadores.
Este método foi desenvolvido pelos fisioterapeutas Rafael Calvente Marín e Juan Manuel de los Santos Perdigones, com extensa experiência clínica e de ensino em fisioterapia oculomotora.
Com profissionais de saúde e formadores, o método RIO oferece novas capacidades de diagnóstico e terapia, ampliando o campo de trabalho diante de novas patologias e disfunções. Permite, ainda, abordar de outra forma disfunções que geralmente são encontradas em consulta.
A partir da experiência clínica e de ensino dos formadores, foi possível observar o desenvolvimento constante nos diversos campos que afetam a saúde da população. No entanto, atualmente observa-se um défice no campo de trabalho ocular e na sua relação com as patologias com que o fisioterapeuta lida diariamente (postura, pediatria, neurologia, trauma, etc). É nesse sentido que surge o método RIO, um método que tem como objetivo principal diagnosticar e tratar o sistema oculomotor e as suas implicações nas diferentes patologias, tais como: dores de cabeça, torcicolo, disfunções de aprendizagem, disfunções posturais, cervicalgias, síndromes vertiginosas, défices na coordenação oculo-manual, diminuição do desempenho desportivo ou académico, entre outras patologias.
O curso apresentado é a gravação de uma sessão online do curso “Método RIO”, que decorreu durante dois dias e de forma síncrona.